Municípios receberão resultados do Ideb antes de divulgação oficial, diz presidente do Inep


Municípios receberão resultados do Ideb antes de divulgação oficial, diz presidente do Inep

Suellen Smosinski
Do UOL, em São Bernardo do Campo (SP)
O presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Luiz Claudio Costa, afirmou nesta quarta-feira (16) que os secretários de Educação terão prioridade no recebimento dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): “Assumo que os secretários receberão o resultado três ou quatro dias antes da divulgação oficial, para que não fiquem sabendo pela imprensa, como vem acontecendo nos últimos anos”, disse Costa.

IDEB

  • Arte/UOL
    Clique no mapa e consulte o Ideb do seu Estado
O anúncio foi feito durante o 5º Fórum da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e recebeu aplausos da plateia, formada prioritariamente por secretários municipais de educação. O presidente do Inep também lamentou o rankeamento das escolas feitos a partir das notas da avaliação. De acordo com Costa, os secretários terão acesso somente às informações de seus municípios.
Costa afirmou que os dados estão em fase de tabulação e devem ser publicados entre final de junho e começo de julho.

Enem

Segundo o presidente do Inep, o edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 deve ser lançado nas próximas semanas. “Amanhã tenho um encontro com o ministro [Aloizio Mercadante] para fecharmos as datas”, disse.
Assim como o ministro da Educação, que ontem (15) defendeu o exame, Costa afirmou que o Enem é “muito democrático” e deve ser utilizado como um instrumento pedagógico. “Se o Enem fosse só um grande vestibular não teria sentido. Não é isso que ele deve ser”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolas inovam com modelo alternativo