Escola pública deve buscar melhor resultado, diz ministro
Segunda-feira, 04 de junho de
2012 - 12:25
São
Paulo — O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu, na
manhã desta segunda-feira, na capital paulista, a escolha de boas práticas para
mobilizar a população pela causa educacional. “Temos de defender a ideia de que
toda escola pública pode ser boa e motivar os professores e os alunos para a
busca de melhores resultados”, afirmou.
Mercadante
fez apresentação na série de diálogos O Futuro se Aprende, que reúne formadores
de opinião e entidades ligadas à educação. Ao comentar o fato de a maior parte
da população considerar a educação brasileira satisfatória, o ministro disse
que é natural que seja assim. “A maior parte dos pais dos estudantes não teve
sequer acesso [à escola]”, lembrou. “Quando ele vê o filho com o direito
assegurado à escola, com busca de qualidade, ele naturalmente acha que houve
evolução. E houve.”
O
ministro defendeu ainda a escola em tempo integral, nos moldes do programa Mais
Educação, como forma de assegurar a qualidade do ensino e a formação da
cidadania entre os jovens. “Mais de 32 mil escolas já aderiram, mas deve ser
uma adesão que premie os alunos da rede pública, sem exame de seleção”, disse.
Quanto
à questão do analfabetismo, Mercadante explicou que a prioridade do governo
federal é impedir o surgimento de novos analfabetos, com o atendimento às
crianças até os 8 anos de idade. “É importante a alfabetização na idade certa;
é preciso trabalhar a questão do direito da criança à alfabetização, à
educação.”
Assessoria
de Comunicação Social
Confira a apresentação do ministro Aloizio
Mercadante
Palavras-chave: Alfabetização, escola
pública, Mais Educação
Comentários
Postar um comentário